Biblioteca

Dialogando com as lutas, artes marciais e esportes de combate coleção

Esta obra é resultado da experiência de diversos pesquisadores e professores que se debruçam sobre o tema na perspectiva do ensino e da pesquisa, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos que norteiam o campo. A obra fornece ao leitor a possibilidade do diálogo aprofundado sobre temas como o ensino e a prática pedagógica, a formação profissional, as tradições das artes marciais, questões de gênero, iniciação esportiva, lutas na BNCC, além das modalidades brasileiras de combate a partir da manifestação da luta marajoara. Esperamos que esse livro seja uma rica leitura e que possibilite a ampliação de horizontes sobre o tema.

Introdução ao Shuaijiao: Teoria e Prática

A presente obra pretende ser um guia referencial para o praticante de Shuaijiao e demais interessados nessa modalidade, apresentando os seus conteúdos técnicos (nomes e princípios utilizados) e teóricos (história, evolução e características culturais). Dessa forma, colocam-se à disposição do leitor todas as informações para um adequado conhecimento do Shuaijiao, a mais antiga arte marcial chinesa e uma das mais recentes no Brasil.

A obra Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais reúne diversos estudos sobre esse tema, em suas inúmeras dimensões. Ao longo de dez capítulos, os autores selecionados por Carla Carvalho Iwanaga e Marcelo Moreira Antunes discorrem sobre a relação das artes marciais com suas respectivas áreas, que vão desde saúde até filosofia. Nesse sentido, o livro é indicado a profissionais e estudantes da área da saúde e demais interessados em lutas e esportes de combate.

Artes marciais para pessoas com deficiência

As artes marciais sempre fizeram parte da cultura e da história do homem. Elas evoluíram e se transformaram a partir de necessidades contextuais, entretanto, historicamente serviram para fins militares e políticos. Com o seu desenvolvimento, foram perdendo a sua importância militar, ganhando outras funcionalidades. Nesse contexto, a arte marcial chinesa (wushu) destacou-se pelas novas perspectivas de prática voltadas para a saúde, esporte e lazer. Desse modo, o objetivo central do livro é apresentar as novas funcionalidades do wushu que possibilitam a sua prática por pessoas com deficiência vinculadas às suas diferentes características e peculiaridades. Utilizou-se para isso alguns procedimentos metodológicos, como a aplicação de questionários mapeando o número de praticantes e o tipo de prática do wushu, além da realização de entrevistas com professores renomados e praticantes da modalidade. A partir dos dados coletados, são apresentadas as práticas das diferentes modalidades desse esporte relacionadas às distintas deficiências, no sentido de sugerir possibilidades de prática por pessoas com diferentes e peculiares condições. Portanto, essa obra se estabelece como um guia seguro para o desenvolvimento do ensino das artes marciais para pessoas com deficiência. As sugestões para a prática do wushu destinado a esse público não contemplam todas as modalidades para qualquer deficiência. Algumas são indicadas, outras requerem restrições e adaptações, e outras, não são indicadas. Portanto, todas as pessoas com deficiência podem praticar o wushu, sempre dependendo do grau da deficiência, da adaptação dos conteúdos, dos métodos de ensino, e por último, da competência do professor envolvido.

Artes marciais, lutas e esportes de combate na perspectiva da educação física: reflexões e possibilidades

Os debates sobre as artes marciais, lutas e esportes de combate ganham importância no cenário da educação física contemporânea, seja em ambientes formais de ensino, seja nos não formais. Elas são um fenômeno social e cultural de grande intensidade e complexidade. A presente obra reflete alguns aspectos desse movimento de reflexão sobre esse fenômeno que se dá na atualidade, além de apontar alguns caminhos que podem ser percorridos para a qualificação do trabalho nesse campo. Fruto das palestras proferidas no I Colóquio de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da FEF-UNICAMP realizado em 2014, por diferentes pesquisadores brasileiros, a obra apresenta seis textos que versam sobre diferentes aspectos do ensino das artes marciais em sua relação direta com a educação física. Contemplando assim as dimensões da educação, do lazer, do esporte, da saúde e da pesquisa. Cada texto reflete de forma ampla interfaces das artes marciais com distintas possibilidades da educação física, de modo que o leitor possa aprofundar seus entendimentos e suas reflexões sobre esse fenômeno que emerge de forma importante na contemporaneidade.

Artigos em revistas